Viver no campo? Viver na cidade?

Eis uma questão que nunca me tinha surgido. Ainda não me tinha apercebido do peso de ambos na minha balança. A verdade, é que vivi toda a minha vida na cidade. Não me lembro em momento algum, de ter estado durante um longo período de tempo no campo. Porém, não é um nada na minha vida.

A rotina levou-me a estar em contacto com tudo o que uma cidade me pode dar. O meio em que sempre vivi, fez com que me torná-se dependente dele. O hábito acaba por criar em nós uma certa dependência, ainda que, no nosso dia-a-dia, julguemos que seja algo que não nos faz falta. Mas é nesta ausência do que se nos apresenta quando estamos num ambiente diferente, que nos faz perceber que já não conseguimos viver sem certas e determinadas coisas. E é verdade sim, que eu não me imagino a viver fora de uma cidade.

No entanto, julgo que o facto de o não conseguir, não se deve a uma preferência da minha parte. O Campo apresenta-se perante os meus olhos como um escape. Como um pequeno grande oásis no meio de um deserto. Um local onde gosto de permanecer para estar em contacto não só com o mundo, mas também com o meu eu interior. Estes períodos, assemelham-se a escapes que faço. Não são esporádicos.  Muito provavelmente, se os fizesse com regularidade, perderiam o seu efeito, perderiam a sua essência. Não sobreponho nenhum deles. Nem o campo nem a cidade. Ambos são pesos pesados na minha balança. Cada um com os seus prós e contras.

Quem sabe, se após um estudo estatístico, algum deles se pudesse sobrepor ao outro. Acredito que existiriam muitos pontos de onde poderíamos partir: desde a harmonia do campo, à agitação da cidade. A oferta de emprego que existe nas cidades, -por exemplo-,  com certeza que será mais elevada do que no campo. As vantagens e desvantagens de ambos, vão depender das necessidades de cada indivíduo. No meu caso, existe uma correlação/dependência entre o meio rural e o meio urbano.

Daniela Teixeira

Esta entrada foi publicada em Textos com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

