15.

Já nem sequer me lembro da última vez que publiquei alguma coisa nesta categoria, mas a chegada do São Martinho deu-me para vir aqui. Sinceramente, nem dei pela data. Ou melhor, nem associei. Quando saí de manhã para tomar o pequeno-almoço, ouvi alguém comentar e logo me apercebi. Os tempos mudam tanto que algumas coisas vão perdendo o seu valor. Não é que eu dê algum tipo de importância ao Dia de São Martinho, porque sinceramente comemos castanhas quando bem queremos (desde que haja dinheiro, está claro), mas a importância que se vai deixando de dar de há uns anos para cá é notória. Lembro-me de quando era mais pequena (sim, eu já fui mais pequena do que aquilo que sou, por incrível que pareça), festejar o São Martinho. Escola, infantário… Uma pessoa já nem podia ver castanhas à frente. Até cheguei a trazê-las da escola para casa. Hoje em dia não sei se continua a ser assim. Se calhar até continua, não tenho bem essa percepção. O que noto é que aos poucos se vão perdendo algumas tradições. E se hoje é o São Martinho, quem sabe se amanhã não será o Natal, o Ano Novo, o Carnaval ou até mesmo a Páscoa. Se bem que não se comparam estas últimas. O São Martinho foi talvez um pretexto para falar em valores e tradições. Claro que existem muitas pessoas que nem sequer as festejam por opção própria, e contra isso não tenho absolutamente nada. Há coisas que também não festejo porque simplesmente não gosto. Como por exemplo o Carnaval. Por isso pode dizer-se que em certo ponto me vejo na crítica que estou a fazer. Isto apenas me leva a imaginar o futuro. O que restará?

Esta entrada foi publicada em Tretas com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a 15.

  1. Cabe a cada um de nós jovens, preservar as tradições que outrora nos foram ensinadas pelos adultos/sociedade. E se calhar por isso mesmo se nota este descrédito.. 🙂

Deixe uma Resposta

