As Três Vidas, João Tordo

Sinceramente, muito antes de ter começado a ler este livro, e muito antes de o ter recebido após um concurso que venci, que não senti entusiasmo. Não é que não confiasse no bom gosto do meu caríssimo colega Ruben Martins, que é um fã incondicional do João Tordo, mas tendo eu um gosto muito específico no que toca a livros, nunca pensei que me viesse a surpreender do modo que acabou por me surpreender. Quando dei por mim, já o tinha acabado. Li-o em cerca de dois dias. Sabem aquela sensação que temos quando acabamos um livro? Aquela sensação um tanto de tristeza por o livro já ter terminado? A sensação de saudade que fica? Não a tive. É um livro tão bem estruturado, que chegamos ao fim e percebemos que de facto não havia mais nada para contar. Não havia mais nada que se pudesse suceder ao fim. Exactamente por isso, por ser o fim. Dei por mim a ler capítulos e capítulos por dia, tal era a curiosidade que sentia. É um livro de mistérios. E vamos conseguindo desvendá-los á medida que lemos. João Tordo surpreendeu-me muito positivamente. Uma escrita bastante acessível, que deixa algumas questões para nós próprios. Ainda dentro desta mesma intriga, existe referência a dois livros que li – Metamorfose, Franz Kafka e 1984, George Orwell – o que me fez apreciar ainda mais a obra. É interessante perceber que obras tão complexas como estas duas que acabei de referir, se possam relacionar por completo com a história presente em As Três Vidas. Claro que para compreenderem a obra não necessitam de ter lido estas duas a que ela se refere. Simplesmente, para mim, foi compensador tê-las lido. Fez todo o sentido. Interligam-se de uma maneira extraordinária. Contudo, e porque não me dou por satisfeita, vou ler a obra O Bom Inverno e comprovar se de facto estamos perante um autor conceitado neste novo mundo da Literatura que se começa a formar.

Algumas das minhas passagens preferidas:

«O mais importante é libertar-me dos fantasmas, pois acarreto as sombras de todas as coisas a que não tive coragem para colocar um fim.»

«(…) E se o passado é alterável, então somos donos do presente e do futuro. Não basta, como o Partido faz em 1984, reeditar todas as notícias que já foram publicadas e mudar-lhes  o conteúdo, manipulando a informação; ou seja, não basta afirmar que dois e dois são cinco – é preciso fazer acreditar que dois e dois são cinco. A crença tem de ser alterada a partir de dentro.» Página 112

«Mas, se leste A Metamorfose com atenção, poderás compreender melhor o processo de que te estou a falar. A modificação das nossas crenças não é progressiva nem pode ser ensinada, apenas induzida: acontece num momento de clarividência e implica uma passagem por um instante durante o qual aceitamos a monstruosidade do nosso ser.» Página 112 e 113.

«Foi nestas observações que compreendi a verdadeira essência do funambulismo e do espectáculo: a possibilidade do fracasso era a receita para o sucesso. Quanto mais vezes o andarilho na corda bamba ameaçasse a queda, desiquilibrando-se, deixando cair prepositadamente um dos pés ou fingindo um abanão violento, mais empatia o espectador sentia por ele. A perfeição não era perfeita, por assim dizer; a perfeição era andar no limite do imperfeito, e essa, sim, era a autêntica arte.» Página 255

«Mais tarde, pensei se haveria, na verdade, alguma espécie de estranho engenho dentro da cabeça de um homem que o impedisse, a partir de certa altura em que já nada espera, quando aprendeu a aceitar a derrota, de conseguir reconhecer aquilo sem que lhe parecera, em tempos, que não podia viver. Ansiamos por esse momento de felicidade; ele surge como uma queda de água no meio de um deserto; e, de repente, não acreditamos nele, por estarmos tão acostumados à sua irrevogável ausência.» Páginas 290 e 291

«Por vezes, acontece àqueles que procuram esquecer uma fragmentação involuntária da memória, dissociando nomes de rostos e o sono da vigília, de tal maneira que, ao final de uma longa temporada sob o jugo desta espécie de silêncio, deixamos de ter certezas da fiabilidade dos nossos relatos.» Página 317

« A terceira vida começa hoje, e entro nela procurando aceitar a que ficará para trás. Se eu fosse um homem diferente, com mais imaginação, talvez pudesse acreditar – e fazer-vos acreditar – que os mistérios que perpassaram esta narrativa irão, um dia, encontrar a sua resposta; estou convencido, contudo, de que muitas coisas permanecem eternamente veladas e, com o passar do tempo, aprendi a viver com esta resignação. Por vezes, claro, é impossível evitar os enigmas que me atormentam e dou por mim a falar sózinho, murmurando com as paredes, perguntando-me pelos rostos invisíveis que atravessaram a minha vida como clarões, querendo saber, ansiando saber; e , ao desejar sarar as minhas feridas com a lógica absurda deste mundo que, a cada hora que passa, me parece mais distante, zombando dos espirítos que ousam desafiá-lo, compreendo a inutilidade desta empreitada.» Página 400

Lamento pelo meu exagero na quantidade de passagens, mas não consegui fazer uma selecção mais reduzida.

Daniela Teixeira

 

Esta entrada foi publicada em Críticas com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

